quinta-feira, 26 de maio de 2011

Poesia feridas.



Sugeri este título a estes poemas, porque foram criados por indivíduos que transgrediram a lei e a ordem e, de certa forma, suas poesias nos alcançam com sua dor.

Deixo as querelas desses autores à mercê de sua análise.

Trata-se de poesias autorizadas a compor esta pasta de investigação, que vêm comprovar a fuga transcendental que a poesia permite.


MOMENTOS


Em meus momentos de reflexão

Viajo em torno dos meus pensamentos

Buscando neles recuperar as lembranças

Do grande amor perdido.

Como num toque de mágica

Você ressurge...

Trazendo consigo imagens

Formatos do seu lindo rosto,

A perfeição do teu corpo.

Em milésimos de segundos

Meus olhos tornam-se uma

Imensa tela branca

E nela vejo o brilho dos teus lindos olhos,

A suavidade dos seus cabelos

Como ondas no mar da paixão,

E percebo como fui covarde!


S. R. P.

ANTOLOGIA POÉTICA
- I -

Com a chegada da noite aumenta a minha agonia./ Tristeza e solidão dentro desta cela fria./ Só o trabalho e a escola me trazem alguma alegria. Porém ela se acaba, no finalzinho do dia./ O sub-mundo do crime, não me trouxe coisas boas./ Acabou com meu sossego e também de outras pessoas./ Gente que eu nunca vi, gente que eu não conhecia./ Mas estou pagando por isso dia e noite, noite e dia./ Vivendo trancafiado dentro de uma cela fria./ Casa do cão foi o nome dado para a cadeia, acredito ser verdade, pois aqui a coisa é feia./ Nem mesmo o bombeiro apaga quando a coisa se incendeia./ Estoques saltam para as mãos o ódio corre nas veias./ O diabo comanda a festa enquanto a morte banqueteia!/ Para não passar por isto, preste atenção no que faz, depois da desgraça feita, não tem como voltar atrás./ A justiça tem braços longos e te pega num zaz traz./ Aceite este conselho do detento chamado Braz./

-II-

O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada.../ Por não me contentar com o pouco, entrei em umanrascada./ Gastei o pouco que tinha e acabei ficando sem nada./ Perdi minha liberdade, o dinheiro e a namorada./ Trabalhando conquistei, algum dinheiro, amizade, respeito e consideração./ Sem trabalho me tornei vagabundo, sem futuro e ladrão./ Assim é que sou tratado aqui neste cadeião./ Um passo maior que a perna, pode causar distensão./ Um ato meu impensado, levou-me para a prisão./ Hoje sofro as conseqüências com muita dor no coração./ Eu imploro por liberdade e o juiz me diz que não./ Não erre como teu errei, meu amigo, meu irmão./ A melhor escola é o mundo, e a melhor universidade é a vida./ Não escolha o curso errado, não se forme em maldade.../ Escolha cursar o amor, o carinho, a bondade e terás em seu diploma: “doutor da felicidade”!/ A vida é dura pra que é mole, assim diz o velho ditado, por ter dado mole pra vida, hoje sou um condenado./ Quis ganhar dinheiro fácil, e acabei encarcerado./ Na solidão dos meus dias, vivendo nesta cadeia, sofre e chora o meu coração, a liberdade anseia, sinto-me como um inseto preso na grande teia./ Bem longe de quem me ama, e perto de quem me odeia./ A melhor fase da minha vida, passei indo na igreja, mas troquei a graça divina, por mulher, droga e cerveja./

-III-

Pense na sua família, nos seus amigos e em você./ Faça sempre tudo certo, para não se arrepender, não deixe que a ambição, venha fazê-los sofrer./ Estou triste, com o coração partido, por pensar no sofrimento, que mamãe e papai tem vivido.../ A culpa é toda minha, reconheço e peço perdão, pois eles me ensinaram, a ser honesto e não ladrão./ Prometo-lhes, de agora em diante, não causar decepção, tornar-me um homem honrado, verdadeiro cidadão./

B. D.







MEU DESEJO I

Queria ter a leveza do vento,

A ligeireza de um raio,

E a beleza da flor,

Para voar no espaço,

Ir explodir em teus braços

A minha sede de amor.

Ter os olhos de miragem,

Para plasmar tua imagem,

Que é o meu sol, a minha luz,

Queria fundir-me em teu beijo,

Em teu corpo que desejo,

Pregar o meu corpo em cruz.

Queria ser um ser alado,

Para voar neste instante,

Ir no infinito celeste,

Colher estrelas brilhantes,

E astros de diamantes,

Para enfeitar tuas vestes.

Queria deitar sozinho,

Chorando triste e baixinho,

A falta do teu amor,

E acordar de repente

Sentindo teu corpo quente

Transmitindo-me calor.

Ai então te abraçava,

E os teus lábios beijava,

Sentindo do amor os laços,

Pois, minha vida, eu sempre quis,

Para poder ser feliz,


Viver de amor em teus braços.


J. de A.




MULHER

Maravilhosa criatura por Deus enternecida,

Uma grande luz o teu amor exprime,

Legando o corpo para doar a vida,

Honrada por Deus no teu mister sublime

És a essência de toda a humanidade,


Rainha do lar, da fé e da bondade.

És a companheira que Deus nos deu,

Suave e encantadora como a luz do céu.

Provedora do lar, mãe dedicada,

Obreira, criadora da humana raça.

Sua obra por Deus é abençoada,

A sua presença no lar é uma graça.

Mimosa criatura de alma doce,

Anjo de luz que irradia

Esse grande amor... como se fosse,
-uma estrela, um sol,um novo dia.


J. de A.



MEU DESEJO II

Quisera poder transformar em verso,

Toda a amizade que a você dedico,

Mas... em meu pensamento fico imerso,

E assim pensando, sem meu verso fico.

Quisera poder transformar em prece,

Toda a beleza que em você eu vejo,

Mas... ao vê-la minha alma enternece,

E se esquece da prece que eu desejo.

Quisera poder transformar em fado,

A sua voz para ser gravada,

Mas... ao ouvi-la me sinto enamorado,

E, desse modo, eu não transformo nada.

Quisera poder transformar-me em Deus,

Velar sua vida, proteger seus passos,

Eu lhe daria os carinhos meus...

Eu voaria na amplidão do espaço,

Traria o mundo e poria nos pés seus,

Traria o céu e o poria nos seus braços.

J. de A.



LIBERDADE

Como são tristes meus dias

Trancado aqui nesta cela,

Olhando essas grades frias,

Fitando-me da janela...

Entre elas vejo o dia,

Vejo a noite e as estrelas,

Vejo o sol que alumia,

E o luar de cores belas.

Vejo o campo, a freguesia...

As espigas amarelas,

A passarada que pia

Na liberdade que é bela.

Quando a manhã principia,

A tristeza atroz me atrela,

Olho chorando a janela,

Nesta dor, nesta agonia...

Passa a noite e passa o dia,

Liberdade!... Eu sem ela.



J. de A.

AS OBRAS DE DEUS NA PRISÃO

A noite e as estrelas já se recolheram. O dia já vem amanhecendo, os pássaros alegres já estão cantando.

Das vigas da janela o sol brilha sobre a minha cama, o ar suave passeia sobre minha cela, respiro-o e desperto para mais um dia nesta prisão. E, logo vejo inúmeras obras de Deus ao meu lado, então, em oração, eu louvo e agradeço a Deus pelas suas obras e por minha vida, e percebo que Deus também está ao meu lado.

Sinto-me, então, fortalecido pelo espírito santo de Deus. A paz e a alegria estão estampadas em meu rosto, e a esperança no coração, de um dia ser livre, como os pássaros que cantam ao lado da janela.

O tempo passou, e a liberdade chegou, deixo todos os meus erros e minhas faltas na prisão. Daqui, levo comigo, todas as obras de Deus para fazerem parte da minha nova vida.


C. dos S.

REFLEXÕES DE UM PRESO

Um erro feito, uma vida interrompida

Uma família separada, esperança renascida

O tempo passou, e os filhos estão crescidos

E a esposa sonha com a volta do marido.

A ausência nos trouxe a saudade do que

Tínhamos e não percebíamos, o amor e a

Paixão, o amor cresceu e nos trouxe a

Esperança para o começo de uma nova vida.

O sonho faz parte de nossas vidas

O futuro pertence a Deus, o criador.

E crendo Nele seremos vencedores.

C. dos S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário